Pesquisar

19 março 2009

Teoria Geral da Administração

Continuação da Escola Clássica.

2-Teoria Clássica ou Administração Clássica

Henri Fayol

A) Qualidade essencial do administrador é ser líder;

Além de outras que são: Qualidade Físicas, Intelectuais, Morais, Cultura geral, Conhecimento específico da área que se quer começar um negócio, ou trCor do textoabalhar e EXPERIÊNCIA.
Essas qualidades podem ser conseguidas com o tempo e a prática.

B) Funções Básicas da empresa.
TÉCNICA COMERCIAL
FINANCEIRA SEGURANÇA
CONTÁBIL ADMINISTRATIVA
C) Conceitos de administração ==> Funções Administrativas: (hoje) *Planejamento, *Organização, *Direção, *ControleCONTÁBIL
(antes)
- Previsão, ou Planejamento è prever o futuro, traçar um programa de ação para decisões imediatas ou para o futuro.
- Organização è constituir organismo social e material da empresa, preparar a estrutura para que a empresa possa trabalhar (funcionar), organizar as pessoas.
- Coordenação è unir esforços coletivos
- Comando è orientar o pessoal
- Controle è verificar para que tudo ocorra como estabelecido

Comparação

Taylor Fayol
Era funcionário, cresceu na empresa Entrou direto como gerente
Abordagem -> das partes para o todo Do todo para as partes
Visão -> De baixo para cima De cima para baixo
Administração científica Administração Clássica
Críticas: Centralização, Racionalismo, Falta de experiência, Teoria da máquina

Henri Ford

Conseguiu com que seus funcionários trabalhando apenas 2 turnos de 4h produzissem o mesmo que trabalhando 1 turno de 12h, além de aumentar o salário de U$2,50 para U$5,00.
A)- Iniciando-se com a própria administração, onde sem dúvida se origina o processo todo, passa a existir um notável aumento de controle industrial em oposição ao exclusivo controle financeiro;
B)- O produto passa a ter o mais alto padrão de qualidade, jamais obtido na produção de pequenas quantidades;
C)- As ciências mecânicas passaram a desenvolver uma crescente variedade de máquinas de produção simples que, não somente agrupam um grande número de operações similares, como também reproduzem a habilidade manual a um alto grau de perfeição;
D)- O ser humano se vê liberto da carga física, transferida quase totalmente para a máquina, exigindo do homem em contrapartida um crescente grau de trabalho mental;
IMPORTANTE: Ford adotou três princípios a saber:
PRINCÍPIO DA INTENSIFICAÇÃO: Consiste em diminuir o tempo de produção com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado. Diz Ford em seu livro: “O minério sai da mina no sábado e é entregue em forma de carro ao consumidor na terça-feira à tarde”.
PRINCÍPIO DA ECONOMICIDADE: Consiste em reduzir ao mínimo o volume de estoque de matéria-prima em transformação. Por meio desse princípio Ford conseguiu com que o automóvel ou o trator fossem pagos à sua empresa antes de vencido o prazo de pagamento da matéria-prima adquirida, bem como o pagamento do salário aos funcionários.
PRINCÍPIO DA PRODUTIVIDADE: Consiste em aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período, através da especialização e da linha de montagem. Assim o operário pode ganhar mais e o empresário ter maior produção no mesmo período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opiniões?!?