Pesquisar

10 setembro 2010

Liberdade, Igualdade, Fraternidade

Bom diaaaaa, postando um texto muito interessante que recebi por e-mail, é comprido mas vale a pena ler..
Enfim o devido reconhecimento aos programadores..
 

Por: Letícia Polydoro - quinta-feira, 09/09/2010 - 11:38

13 de setembro é o Dia Internacional do Programador.


Historiadores comentam que estamos passando por uma mudança de era. Assim como a Revolução Francesa decretou o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna, estaríamos agora vivendo em plena Revolução Digital. E onde há revolução, há revolucionários, certo? E quem são eles, então? Na minha opinião, são os programadores. Protagonistas de uma revolução silenciosa, sem cabeças cortadas, e muito mais elegante: em vez de armas, usam a inteligência e a lógica.
Fazendo uma analogia com a Revolução Francesa, seus princípios bem que poderiam se aplicar a essa categoria profissional. Liberdade: o código não impõe fronteiras, é como um idioma universal. Igualdade: por meio da programação, indivíduos de países longínquos compartilham de objetivos comuns. Fraternidade: programadores se unem em comunidades virtuais específicas, com o intuito de ajudar-se mutuamente.
Pouca gente sabe, mas 13 de setembro é o Dia Internacional do Programador. A data foi escolhida por ser o 256º dia do ano (exceto em anos bissextos, quando cai em 12 de setembro), e o número 256 é muito significativo para a informática. Ele equivale ao número dois elevado à oitava potência, e oito é o número exato de bits de um byte.
O que chama a atenção é que poucos veículos de comunicação divulguem essa data. Na Rússia, chega a ser um feriado oficial. Não sei como é em outros países, mas aqui no Brasil a visibilidade da profissão perante a sociedade tem sido pequena. Ao terminar o ensino médio, vemos hordas de jovens saturando a procura por vagas tradicionais nas universidades. Todos querem ser distintos advogados, médicos ou engenheiros. Já na informática, em alguns cursos chegam a sobrar vagas (enquanto, contraditoriamente, faltam programadores nas empresas).
O programador, para a sociedade, não costuma ser identificado como uma pessoa de carne e osso. Enquanto em outras profissões o relacionamento se dá entre indivíduos, na informática o programador é como uma "entidade" que se relaciona através de equipamentos eletrônicos. E cada vez mais. Hoje, existe software em tudo, do carro à torradeira, e a grande maioria das pessoas nem se dá conta do quanto depende deles em seu dia a dia.
E o que aconteceria se, repentinamente, todos os programadores do mundo organizassem uma greve? Já pensaram na confusão que seria? As bolsas mundiais parariam, gerando grandes prejuízos. Os hospitais, os metrôs, os bancos, as lojas, enfim, todos os segmentos da sociedade sentiriam um grande baque. Seria o caos!
Mas existe uma característica peculiar no perfil dos programadores que os torna mais tranquilos e pacíficos. Muitos indivíduos, ao se formarem médicos, advogados ou engenheiros, passam a adotar instantaneamente uma postura de suposta superioridade, afinal, "agora sou doutor". Já os programadores, não. Embora seu trabalho cause considerável impacto na vida cotidiana da sociedade, são bem mais modestos. Parecem preferir ficar no anonimato.
E quanto ao dia 13 de setembro? Essa data merece ser bem comemorada. Mas como mobilizar a sociedade para que dê o devido reconhecimento ao profissional e à categoria? Levantaremos bandeiras? Iremos para a rua fazer carreata e buzinaço? "Hummm...", dirá o programador, "talvez, mas primeiro deixa eu terminar só mais esta linha de código, que eu já vou...".

Parabéns pra todos nós programadores! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opiniões?!?